terça-feira, 29 de julho de 2008

Porque eu acredito na verdade

Abril de 2006. Minha grande amiga, a jornalista Erika Mazon, me fez um convite irrecusável: participar de uma reunião pra lá de informal com Genoíno. Era a possibilidade de me reunir com outros poucos colegas jornalistas em sua casa para uma tarde de conversa com o ex-presidente do PT.

Seria a primeira vez que ele se reuniria com representantes da impresa para um conversa informal. A oportunidade de, em um ambiente amigável e sem segundas intenções, ouvir e discutir um pouco sobre o que aconteceu de fato nos escândalos envolvendo o seu nome, me fascinou. Me senti um pouco parte da história nesse cenário tão cheio de contradições e convicções.

De lá pra cá, só reforcei minha admiração por essa figura singular que representa muitas das coisas nas quais acredito.

Aos poucos, a admiração ganhou tons de colaboração e me vi apaixonada pelas suas causas durante a campanha 2006. Participei do seu comitê eleitoral e, feliz, me engajei na campanha.

Foram meses de aprendizado. Entender sua plataforma, lidar com as questões esdrúchulas das acusações infundadas, perceber que se tratava de um homem público com valores absolutamente admiráveis. E mais ainda, compartilhar do sonho de construir um Brasil melhor. Mais justo e digno para todos. São conquistas que me faz sentir mais cidadã, mais consciente, mais participante e menos espectadora passiva do curso da história.

Sou uma eterna apaixonada pelas causas sociais e entendo o papel do Estado como um agente promotor de políticas que beneficiem as classes mais desfavorecidas. E o Genoino representa isso e muito mais para mim.

A cada contato, crescia a minha admiração e respeito, não apenas pela figura pública, mas pelo ser humano cheio de caráter e dignidade que é.

Em 2007, com a acusação formal do STF envolvendo o então Deputado reeleito José Genoino percebi que era hora de sair da indignação pelos absurdos envolvendo o caso e, como comunicadora que sou, usar o que tenho de melhor para contribuir no correto entendimento do que está envolvido e de como faltam clareza e justiça nesse processo todo.

Criei este blog para ser um espaço de discussão e clareza sobre os fatos ocorridos. Espero com ele contribuir para que a justiça não seja feita em favor de uns poucos grupos, esses sim detentores do poder no Brasil, mas que seja feita dentro dos seus preceitos de legitimidade e responsabilidade.

Neste blog, trarei informações sobre o Depto José Genoino, sua trajetória de lutas por um país mais justo, suas conquistas que representam conquistas para o Brasil e os menos favorecisos e, acima de tudo, busca mostrar o quão equivocadas e maniqueístas são as acusações que foram feitas a seu respeito.

Por isso o título do blog: Em defesa da verdade e da justiça.

Convido a você para se juntar a mim nessa batalha. Não é apenas a defesa de um homem público, é a defesa do processo democrático do Brasil. É a defesa de um momento histórico no qual as grandes forças de poder do Brasil estão sendo ameaçadas (bendito seja) em prol da construção de um Brasil com oportunidades para todos. É a defesa de um futuro melhor e da justiça que deve pairar sobre todos os povos - clara, correta e sem a salvagarda de uns poucos "donos do poder".

Que seja feita a justiça e que a verdade possa vencer esses interesses centenários de poder e exclusão!

Nenhum comentário: